quarta-feira, 18 de abril de 2012

Quiz - Unesp



1 - Qual é o estilo da prova de Língua Portuguesa e Redação da Unesp?
A prova de Língua Portuguesa, na primeira fase, valoriza os conhecimentos da gramática oficial, enquanto a segunda fase procura avaliar a aplicação da Língua, como os critérios de linguagens e códigos na prova do Enem, que trabalham com linguagem publicitária, jornalística, oral, literária. Ao contrário da USP e Unicamp, a Unesp não exige uma lista de livros específicos, mas cobra que o candidato tenha um amplo conhecimento sobre as diversas escolas literárias e seus autores.
A redação valoriza basicamente os critérios de clareza, coerência, coesão e progressão temática, isto é, avalia se o aluno tem uma posição clara sobre o tema proposto e é capaz de mostrar-se inteirado o suficiente para defendê-la. O vestibulando precisa saber argumentar, fornecer dados, fatos, exemplos, opiniões, testemunhos, relatos, que possam ajudá-lo a dar veracidade à sua tese. O aluno tem de mostrar-se informado, mas também ter a habilidade para escrever um bom texto.

2 - Como são as provas em geral?
A prova tem duas fases, a primeira é de conhecimentos gerais (questões alternativas); a segunda de conhecimentos específicos mais a Prova de Redação. O aluno deve se preparar para as questões de filosofia, sociologia, história da arte e para as questões interdisciplinares.



3 - A Unesp seleciona que perfil de candidato?
A Unesp é a faculdade que mais atende aos alunos de escolas públicas (cerca de 40% dos seus universitários), portanto é umas das que mais cria mecanismos para que eles possam ingressar nos seus quadros. O aluno precisa ter conhecimentos gerais, não pode ser apenas um especialista em determinada(s) disciplina(s). Esse candidato deve se preparar para uma maratona, portanto precisa ter raciocínio rápido uma vez que o tempo para a execução da prova é exíguo. Precisa estudar para as questões interdisciplinares, pois as matérias dialogam umas com as outras.

4 - Qual o peso de cada prova?
A prova de Conhecimentos Gerais, com 90 questões alternativas, (1ª fase) vale 100 pontos. A prova de Conhecimentos Específicos (2ª fase) vale 72 pontos. Esta segunda possui 36 questões, divididas entre as quatro áreas do conhecimento: linguagens e códigos, ciências da natureza, ciências exatas e ciências humanas.
A prova de redação vale 28 pontos e é, basicamente, a única em que o candidato pode perder 28 pontos de uma única vez. A Redação é eliminatória e o primeiro critério de desempate do vestibular.

5 – Há benefícios para alunos de escolas públicas?
Independentemente da isenção, desde 2011 os alunos que estiverem concluindo o Ensino Médio podem prestar o vestibular da Unesp pagando apenas R$ 27,50 (25% do valor total) – entretanto, é a direção da escola que deve encaminhar um pedido para que o aluno possa pagar a taxa reduzida. Os 12 primeiros classificados egressos das escolas públicas vinculadas à Secretaria de Estado de Educação – quatro de cada uma das grandes áreas de conhecimento - que efetivarem matrícula serão contemplados com bolsas de estudos durante toda a graduação.  



6 – Em quais cidades há faculdades da Unesp?
Em Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã. Para saber quais cursos são oferecidos em cada faculdade, acesse www.unesp.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário