quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vestibulares em foco - treineiros


É difícil não bater nesta tecla, mas o vestibular pode assustar muita gente. Isto por que envolve sentimentos com os quais muitos jovens jamais tiveram que lidar. Angústia, medo, responsabilidade, decepção, derrota são algumas das emoções por que passam os vestibulandos. Para tentar amenizar tanta tortura psicológica, o vestibular como treineiro pode ser uma opção. Mas, o que é isso?
Os treineiros são aqueles que prestam o vestibular apenas com valor de experiência, sem a responsabilidade de conquistar uma vaga na universidade. Ele serve justamente para que os estudantes tenham uma noção do clima que ronda o vestibular, de como as provas devem ser feitas, quais os “pegas” das provas daquela universidade em específico, definir quanto tempo pode gastar em cada questão, quais os materiais que devem ser levados, qual a roupa mais adequada, qual o lanchinho imprescindível, qual a área mais carente de estudo, ou seja, familiarizar-se com o processo seletivo como um todo e melhorar tudo o que pode enquanto ainda há tempo.


Algumas universidades oferecem, no período da inscrição para o vestibular, uma categoria específica para estes estudantes: a de treineiro. Caso isso não aconteça, o estudante pode fazer a prova do processo seletivo da mesma maneira, mas, mesmo que tenha nota suficiente para ser aprovado em algum curso, não poderá matricular-se na instituição. Algumas das universidades que oferecem a opção de treineiro são:

- Fuvest: os treineiros do 2º ano do Ensino Médio público podem acumular bônus em pontos para a prova oficial. Para os alunos do segundo ano do ensino médio, a partir de 22 pontos será concedido bônus de 2%; a partir de 40 até 90 pontos, será concedido 5%; a bonificação pode chegar até 15%, se o aluno prestar o vestibular no ano seguinte e se fizer uma quantidade determinada de acertos nas provas. Os treineiros podem concorrer à isenção/ redução de taxa. Os estudantes podem escolher entre três carreiras fictícias exclusivas para concorrer: Humanas (prova semelhante à dos que concorrem ao vestibular para Direito), Exatas (prova semelhante à dos que concorrem ao vestibular para Engenharia) e Biológicas (prova semelhante à dos que concorrem ao vestibular para Medicina). Os 400 melhores em cada área têm o nome divulgado pela Fuvest.
- Unicamp: Os treineiros da Unicamp fazem inscrição normalmente, como os outros vestibulandos, inclusive quanto à escolha de curso e a prova, que é a mesma. A diferença é que seus nomes não saem na lista de aprovados comum e quem quiser verificar seu desempenho têm de consultar o site da universidade. O candidato pode concorrer à isenção de 50% (tendo de pagar R$ 64).
- Unesp: O Processo Seletivo para treineiros da Unesp é igual ao dos alunos regulares, inclusive com o nome dos aprovados na mesma lista de classificação. A única diferença é só o fato de não poderem se matricular. O candidato pode concorrer à isenção de 50% (tendo de pagar R$ 55).
- Unifesp e Ufscar: Nessas duas instituições paulistas as inscrições, o processo seletivo e a classificação dos alunos treineiros são específicas, diferenciadas do vestibular comum. Não há isenção e/ou redução de taxa para treineiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário