Paulinho (Realizada por Raiane – aluna Gauss 2012)
1. Conte-nos um pouco sobre a sua graduação. O que mais lhe
cativa nela?
Quem opta pelo bacharelado em história
irá trabalhar como historiador e, para isso, terá que ler, analisar e
interpretar fatos históricos. Já a função de quem escolhe a licenciatura é
trabalhar como professor; nesse caso, a pessoa deverá ser bem comunicativa. Eu
escolhi a graduação na USP porque lá há uma diversidade de professores, sendo
dois ou três para cada matéria, por exemplo. Também há a possibilidade de se
habilitar nas duas frentes: bacharelado e licenciatura.
O que mais me cativa na História é o
conhecimento, sair do senso comum, não ser manipulado, conseguir analisar tudo
de uma forma mais profunda.
2. Como você começou na História? O que lhe levou a escolher
seu campo de estudo?
Comecei a pensar em
história na 7ª série, isso porque eu tinha o sonho de ser presidente do Brasil;
portanto, queria me graduar na melhor universidade do país.
Eu adorava estudar sobre as guerras,
claro, como todo moleque da minha idade (risos). Assistia muitos documentários
e tudo isso me cativou bastante. Escolhi história porque eu queria saber de
tudo.
3. Quais são os atributos do profissional de história? E
quais são os aspectos favoráveis e desfavoráveis de sua profissão?
Em primeiro lugar, para ser um
profissional da área de história, é preciso gostar muito de ler e, em seguida,
de escrever (mas escrever, nem tanto assim). Um historiador, de certa forma,
precisa ser comunicativo (principalmente se for professor).
O aspecto favorável desta profissão é
que você acaba acumulando conhecimento; a área de humanas é mais abrangente.
Acho desfavorável a questão do governo não incentivar que o profissional dê uma
boa aula, porque isso ajuda a “não tirar a venda do aluno”; não querem que as
pessoas tenham consciência (porque isso pode prejudicá-los). Com esse fim, o
governo não remunera bem o profissional, criando assim a ideia de que esses
profissionais não são necessários.
4. Paulinho, depois de todo esse tempo dando aula no Gauss,
nos conte em poucas palavras o que o cursinho representa para você.
“A função do Gauss é formar a elite
intelectual da cidade” – o Celsinho diz essa frase todo ano, e são essas
palavras que me motivam a continuar dando aula no cursinho. Porque se algum dia
alguém me deu aula de graça, é minha obrigação retribuir isso para a sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário