quarta-feira, 18 de abril de 2012

Entrevista com o professor


Paulinho (Realizada por Raiane – aluna Gauss 2012)

1. Conte-nos um pouco sobre a sua graduação. O que mais lhe cativa nela?
Quem opta pelo bacharelado em história irá trabalhar como historiador e, para isso, terá que ler, analisar e interpretar fatos históricos. Já a função de quem escolhe a licenciatura é trabalhar como professor; nesse caso, a pessoa deverá ser bem comunicativa. Eu escolhi a graduação na USP porque lá há uma diversidade de professores, sendo dois ou três para cada matéria, por exemplo. Também há a possibilidade de se habilitar nas duas frentes: bacharelado e licenciatura.
O que mais me cativa na História é o conhecimento, sair do senso comum, não ser manipulado, conseguir analisar tudo de uma forma mais profunda.

2. Como você começou na História? O que lhe levou a escolher seu campo de estudo?
Comecei a pensar em história na 7ª série, isso porque eu tinha o sonho de ser presidente do Brasil; portanto, queria me graduar na melhor universidade do país.

Eu adorava estudar sobre as guerras, claro, como todo moleque da minha idade (risos). Assistia muitos documentários e tudo isso me cativou bastante. Escolhi história porque eu queria saber de tudo.



3. Quais são os atributos do profissional de história? E quais são os aspectos favoráveis e desfavoráveis de sua profissão?
Em primeiro lugar, para ser um profissional da área de história, é preciso gostar muito de ler e, em seguida, de escrever (mas escrever, nem tanto assim). Um historiador, de certa forma, precisa ser comunicativo (principalmente se for professor).
O aspecto favorável desta profissão é que você acaba acumulando conhecimento; a área de humanas é mais abrangente. Acho desfavorável a questão do governo não incentivar que o profissional dê uma boa aula, porque isso ajuda a “não tirar a venda do aluno”; não querem que as pessoas tenham consciência (porque isso pode prejudicá-los). Com esse fim, o governo não remunera bem o profissional, criando assim a ideia de que esses profissionais não são necessários.



4. Paulinho, depois de todo esse tempo dando aula no Gauss, nos conte em poucas palavras o que o cursinho representa para você.
“A função do Gauss é formar a elite intelectual da cidade” – o Celsinho diz essa frase todo ano, e são essas palavras que me motivam a continuar dando aula no cursinho. Porque se algum dia alguém me deu aula de graça, é minha obrigação retribuir isso para a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário